A Ekó House foi elaborada por meio de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), com colaboração da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.
O Solar Decathlon Europe é uma competição bianual de universidades que projetam e constroem casas sustentáveis, não somente com projetos, mas é necessário construi-las e mostar que o projeto funciona. Agora a Éko House esta em construção e irá para a Espanha para a 2 º parte do concurso.
Ekó HouseTodo o projeto tem a cultura brasileira como inspiração, valoriza o espaço da cozinha como local de encontro familiar. A casa tem configurações adaptaveis com o uso de modulos com a instalação de painéis e persianas automatizadas, se adaptam às condições. Além disso, permitem o sombreamento das fachadas, diminuindo a retenção de calor no ambiente, o que é bem sustentável. Os módulos são feitos de estrutura de vigas e pilares de madeira, painéis OSB e cabos de aço pré-reforçado. Os cabos protendidos unificam os módulos da casa, criando vãos com vigas de seção reduzida que permitem maior espaço interno. Por fim, as vigas e os painéis OSB impedem o movimento lateral do sistema.
A equipe também
idealizou um módulo construído separadamente, que abriga os sistemas
elétricos e de automação. Para os sistemas hidráulicos, aquecimento de
água e climatização, serão construídos outros dois módulos. De acordo
com o projeto, esta forma de organização permite que a manutenção e a
modificação dos parâmetros de controle sejam feitas de forma fácil e
rápida. Além disso, os sistemas separados do módulo principal da casa
permitem a redução de ruído, vibração e calor nos espaços internos.
A Ekó House foi projetada a partir de quatro diretrizes: conforto, economia de energia, informação para o morador e segurança. Um dos exemplos de automação é uma estação meteorológica na parte externa, com monitores internos de temperatura e umidade, controlando a abertura das persianas e a operação do ar condicionado. Dessa forma, a temperatura interna da casa é mantida estável.
Por fim, a equipe decidiu que o saneamento da casa deveria ser descentralizado, preservando os recursos hídricos. Os dejetos são dispostos e tratados em um vaso separado, sem o uso de água. Esta opção elimina o desperdício de água potável. Os efluentes do chuveiro, lavatório e máquina de lavar roupas passarão por um sistema de tratamento natural de filtros plantados com macrófitas. Assim, os efluentes podem ser usados na agricultura e nos jardins.
Agora vamos torcer pelos nossos conterrâneos!! Boa sorte a equipe !
Até mais
Bjs
Mais informações sobre:
Ekó House : http://ekobrasil.org/.
Solar Decathlon: http://www.sdeurope.org/?p=5526&lang=e
http://www.piniweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário