Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tintas Sustentáveis


A cada dia o mercado sofre pressão para fornecer produtos com menor impacto ao meio ambiente, desde a produção de suas embalagens até a sua própria utilização, e isso não é diferente com as tintas. Em 2009 entrou em vigor uma lei que restringe o uso de chumbo em tintas imobiliárias.

Diferente Café Projeto: 
Arqta Ana Andrea Barra 
Belo Horizonte - MG


Hoje já existem tintas minerais ecológicas, compostas por pigmentos de terra, água, emulsão base água e cargas minerais. Podem ser aplicadas em argamassa desempenada do tipo reboco fino dispensando a massa corrida, em áreas internas e externas, em paredes de dry wall ou gesso: aplicar fundo preparador para gesso.
Restaurante DALVA E DITO 
Projeto: Arqto Marcelo Rosenbahum 
São Paulo - SP


Dicas:
  • A parede deve estar livre de umidade, mofo e poeira. As paredes mofadas devem ser lavadas com a solução de 1:1 de água e água sanitária, após a secagem completa pode ser aplicada a tinta.
  • Durante a aplicação de grandes extensões ao sol, é aconselhável umedecer a parede, evitando assim a absorção muito rápida do produto, proteger as superfícies que não serão pintadas com plásticos.

  • é produzida com matéria prima mineral, seu pigmento é a terra extraída de jazidas certificadas e usa como base a água.
  • não tem em sua composição metais pesados encontrados em pigmentos sintéticos.
  • É livre de COV’S– Compostos Orgânicos Voláteis - substâncias poluentes derivadas do petróleo que agridem a camada de ozônio.
  • Não possui plastificante, não cria película ou bolhas.
  • Torna o ambiente mais acústico.
  • Atóxica, não causa alergias.
  • Inodora.
  • Resistente a intempéries.
  • Longa durabilidade.
  • Cor intensa, não desbota já que o pigmento é mineral.
  • Permite a respiração da parede, pois a composição natural sem resina acrílica permite que a umidade interna ao substrato seja trocada com o ambiente externo.
  • Gera economia de material, mão de obra e tempo, em paredes de alvenaria regularizadas dispensa fundo preparador ou massa corrida. A produção da tinta se dá sem o uso de compostos químicos ou processos de transformação, induzindo o uso de energia natural.
  • Não é necessário usar produtos químicos na limpeza final, esta deve ser feita com água.
  • A embalagem é reciclável, facilmente absorvida pelo mercado.
A Cal
 

A antiga pintura com Cal é ainda muito utilizada, sobretudo no ambiente rural, por ser um produto barato e bastante acessível, é rapida de preparar e aplicar, com um bom rendimento e ainda pode utilizar corantes prontos para criar variações de cores.

Ela tem ação fungicida e não contém insumos tóxicos,  permitir a difusão do vapor d’água  das paredes e é um verdadeiro antídoto contra as umidades.

Hoje a Cal conta com alguns componentes amais como fixadores, impermeabilizantes e aglutinantes naturais, como por exemplo, a cola branca, por isso podemos dizer que ela apresenta caracteristicas como: completa  aderência, durabilidade e manutenção da cor.

As tintas ecológicas a base de Cal valorizam qualquer deocração rustica, especialmente quando aplicadas em superfícies rústicas, rugosas.


Novidade:
Desde o ano passado a empresa Alcoa anunciou que esta testando uma nova tecnologia em tintas; batizada de EcoClean, a tinta invisível possui uma camada de partículas de dióxido de titânio que, aplicada sobre uma superfície de alumínio, serve como catalisador da luz do sol.

Uma vez aquecidos, os elétrons presentes na tinta interagem com as moléculas de ar e liberam radicais livres que, por sua vez, quebram poluentes como o óxido de nitrogênio.
“Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar”, diz Craig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa. Só nos Estados Unidos existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio.
“Se uma fração desses edifícios usasse o EcoClean, seria o equivalente a plantar milhões de árvores”, afirma Belnap. A Alcoa está testando a tecnologia em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa. A empresa estuda a aplicação da tinta em outras superfícies, como a de carros.



Já tinham pensado em usar essas tintas ? Hoje temos mais motivos para sim do que para não usar !!
Espero que gostem!
Até mais!


Fonte:
http://www.tintasolum.com/sustentabilidade.html
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/tinta-faz-predio-limpar-o-ar

Um comentário:

  1. Andressa,
    Gostei de saber das novas possibilidades.
    Quero mais, tá?
    Muito bom, gostei!

    ResponderExcluir