Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Esquadrias - Materiais

Na hora da construção ou reforma sempre surge uma grande dúvida, qual é o melhor material para as esquadrias ?? Vamos conhecer mais de cada tipo para auxiliar nessa difícil decisão.
Lembrando que a escolha do material é somente o primeiro passo, também é muito importante o projeto correto das esquadrias, com a dimensão correta e a escolha do melhor modelo de abertura.

Os principais materiais são:
  • Madeira;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • PVC;




Esquadrias em alumínio

São bastante utilizadas por serem resistentes a corrosão, o que exige uma baixa manutenção, além de serem bem receptivas a tintas, podendo variar a tonalidade de uma maneira fácil. Tem preço acessível e possui varias espessuras. É resistente à ferrugem, tem alta durabilidade por isso é muito funcional para áreas praianas ou próximas a orla marítima. A esquadria em alumínio possui ótima vedação, porém não é eficiente quanto ao isolamento térmico e acústico.
Normalmente é comprado com medidas padrões, mas oferece a opção de ser feito de acordo com o projeto, mas não tem um custo baixo pois o alumínio é um recurso pouco abundante e de difícil extração.



Esquadrias e janelas em madeira

As esquadrias de  madeira proporcionam beleza e versatilidade. Este tipo oferece ótimo isolamento térmico e acústico. mas são necessários manutenção e tratamentos periódicos.
Não é tão segura, quanto outros modelos, pois é mais frágil.

Elas custam menos mas ao longo prazo exigem cuidados redobrados, principalmente quando expostas a sol e chuva. O tipo de madeira utilizada influência diretamente em sua durabilidade e resistência ao tempo, devendo ser escolhida espécies resistentes e fortes, para facilitar sua manutenção e ampliar sua longevidade.

As desvantagens na utilização da madeira são os ataques de pragas, chuva, umidade, raios solares e manutenção constante.
A instalação do produto deve ser feita por mão de obra especializada como um carpinteiro ou um marceneiro, que deverão aplicar o produto contra cupinicida e selador, como forma de proteger da ação da água e insetos.
Os cuidados com a pintura são essenciais para a longevidade da madeira, por isso utilize selador, osmocolor e vernizes para proteger a madeira, devendo ser reaplicado freqüentemente de ano a ano ou a cada seis meses se muito exposto as intempéres.

 

Esquadrias e janelas em PVC

As esquadrias e janelas em PVC são as de maior versatilidade e tem ótima função termo-acústico. São resistentes, não sofrem corrosão, não perdem o brilho e  não precisam de pintura. A limpeza é fácil e simples podendo ser realizada apenas com água, detergente neutro e álcool hidratado. Proporciona vedação eficaz, baixa manutenção, boa durabilidade e resistência a oxidação e inclusive à chamas.
O produto é resistente, pois no seu interior é constituída de perfis estruturais recheados com uma alma de aço, barreira colocada no interior do batente.



Não oferece opção de pintura ou mudança de cor após o produto pronto, é produzido após a compra de acordo com o projeto e o maior de todos os inconvenientes é o preço, é o material mais caro, mas se você tem condição de investir, vale a pena.

Esquadrias e janelas em Aço

A utilização do material é restrita à algumas dimensões especificas dos fabricantes, não se adaptando a qualquer tipo de vão das aberturas, a não ser que você contrate um serralheiro, o que aumenta um pouco o custo.
As principais características da utilização do aço é sua resistência ao tempo, fácil manutenção e de excelente durabilidade, podendo ser utilizados tanto em janelas e portas, dando um efeito estético nem sempre tão agradável.
As desvantagens na utilização de janelas e portas em aço têm relação direta com a instalação inadequada do produto, ela também não tem resistencia a ferrugem, exige pintura e tem baixo conforto térmico e acústico.


Conclusão
Todos os materiais têm vantagens e desvantagens, o que vale é analisar qual é a mais adequada para o projeto, a ajuda de um profissional (arquiteta) é sempre bem vinda e auxilia na visão estética do tipo escolhido.
Cada elemento tem características especificas que determinam em que local do projeto poderá ser utilizado, bastando uma análise criteriosa entre o arquiteto e o proprietário, para obter a melhor escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário