Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Quarto de bebês


Desde que descobri que serei titia não paro de pesquisar novas ideias para quartos de bebê, como ainda não sabemos se será menino ou menina estamos mais na fase de planejamento. Mas percebi que muitas vezes a segurança em alguns quartos é bem falha e digamos que nenhuma mãe quer colocar seu bebê em risco. 



Então fiz uma lista com as regrinha para montar um quarto ideal para o seu lindo neném !!

Dicas de segurança para o berço

Algumas dicas sobre as medidas do berço que garantem uma maior segurança na hora da escolha:
• Ele deve possuir uma distância mínima de 4.5 cm entre as grades e a máxima de 6.5 cm, para evitar que o bebê possa ficar preso;
• O estrado deve ter uma medida entre as ripas de no máximo 6 cm e deve ter uma distância da borda do estrado para a lateral do berço de no máximo 2.5 cm;
• Verifique também se no berço tem furos para deixar o estrado com uma leve inclinação, isso ajuda para que a criança não tenha refluxo;
• Se o berço possuir tela, ela deve ter a distância dos furos de no máximo 7 mm de espessura, o que evita que o bebê possa prender o dedinho na tela e venha a se machucar.

O colchão para o berço

Quando for comprar o berço, verifique com a loja se o colchão já vem incluso, e se não vier compre um colchão que seja adequado para um recém nascido e tenha densidade ideal para ele.
O colchão do berço deve ficar justo, sem nenhuma folga, pois se houver um espaço de pelo menos dois dedos de espessura entre o colchão e o berço a criança pode prender a mãozinha ou os braços, portanto fique atento nas medidas.
A Cômoda
A cômoda é um item fundamental, e deve ser preferencialmente aquela que tenha gavetas de várias medidas, pois a roupa de um recém nascido que é pequena em pouco tempo acaba dando lugar a roupas maiores e que ocupam mais espaço; e deve ser fabricada com madeira firme para que não veja a cair quando seu bebê começar a se apoiar sobre ela. E ela deve possuir quinas e laterais arredondadas, para evitar acidentes.
E veja se ela tem uma superfície grande para que você possa usar para colocar outros itens encima e também possa ser usada na hora da troca de fraldas de seu bebê.
E aqui uma dica, prefira ter as fraldas neste gavetão a comprar um porta-fraldas, pois com o uso do porta-fraldas você acaba tendo mais trabalho e preocupação em sempre abastecer ele com mais fraldas a toda hora.

Poltrona para amamentação
São bem confortáveis e ajudam muito na hora da amamentação de seu bebê, mas vale lembrar que não são essenciais, pois você pode amamentar seu neném em outro local da casa mesmo.
Mas se você for comprar uma poltrona para amamentação, prefira as que são feitas com tecidos fáceis de limpar, como couro ecológico, pois por mais cuidadosa que seja uma mãe o criança uma hora ou outra irá golfar ou mesmo fazer xixi que acabará sujando a poltrona, isso quando as canetinhas não chegarem perto...
E escolha uma cor mais suave e neutra na hora da compra desta poltrona, pois no futuro ela poderá ser usada em outro cômodo da casa, como a sala ou mesmo um escritório.

Decoração em geral para o quarto
Você também pode decorar o quarto com cortinas, que devem ser feitas com material leve e de fácil limpeza; ou usar tapetes no chão, mas estes são mais difíceis de serem limpos. Você pode usar papel de parede na decoração, mas eles são mais difíceis de serem trocados ao longo dos anos.

Se o quarto tiver um espaço maior, compre também uma mesinha de apoio, pois ela será útil para que você coloque uma mamadeira na hora em estiver com as mãos ocupadas segurando seu bebê, e também para colocar um copo com água para a hora em que estiver dando de mamar a ele.


“Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó”
Primeiramente o bebê necessita de um ambiente tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.
Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido.

Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas.

Confira algumas dicas que podem ser de bastante utilidade:
* Encostar a cama numa das paredes laterais, libera o meio do quarto e possibilita a montagem de casinhas, cabanas e trens que podem ficar montados de um dia para o outro!
* Beliches com escadas divertidas, descidas com tubos e almofadas coloridas pelo chão são toques bem humorados, que ainda economizam espaço.
*Equipamentos de som são interessantes neste cômodo, pois a música pode servir para marcar a hora do banho, do sono, do passeio, isso é muito importante para as mães se comunicarem com os bebês, que assim ficam sabendo a próxima atividade que será executada.
*Cores mais suaves que não agitam tanto as crianças, e são muito úteis na hora das brincadeiras tranquilas, que diminuem o ritmo antes de dormir. Dimers regulam a intensidade de luz, já que luminosidade é outro item importante.
*Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e gestos; use-os muito bem colados na parede para eliminar riscos de quebra.
*Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança”
Dicas:
Bebês - O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar; uma vez escutei de uma mãe que o mais importante é amamentar em frente a tv, afinal era um dos poucos tempos que ela tinha para descansar.

Bom, até mais !
E quem sabe com o sexo do bebê conhecido !! Muita ansiedade : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário