Conforme a temperatura vai aumentando queremos deixar a casa mais fresca, e ai temos duas opções:
o uso de ventiladores ou o ar-condicionado.
Cada opção tem suas vantagens e desvantagem, vamos começar pelo ventilador.
Ele é muito mais simples de ser instado, precisa apenas de um ponto de elétrica, tem a opção com luz ou sem, é sempre importante escolher um modelo silencioso e que fique discreto na decoração.
Funciona muito bem em cozinhas e até em varandas, ideal para pessoas que tem rinite e sinusite, pois essas não costumam se adaptar muito bem ao ar-condicionado.
Uma opção que agrada ao meio ambiente, pois consome muito menos energia,
outra dica é sempre manter a limpeza da pás, para que quando ligadas ela não espalhem pó pelo ambiente.
Para aqueles que gostam do ambiente bem geladinho ou moram em regiões que fazem tanto calor , nada melhor que o ar-condicionado.
Atualmente o modelo mais utilizado é o split
Ele tem uma unidade condensadora que é colocada fora da área a ser resfriada, é importante ter uma saída para a água, é muito comum colocar na varanda ou na área de serviço dos apartamentos e essa condensadora precisa estar ligada ao aparelho para drenar a água, o projeto dessa ligação deve ser feito por um profissional, para que tenha a inclinação correta e não corra o risco de voltar.
Uma grande qualidade dos ar-condicionados novos é que alguns constam com a opção de aquecimento, por uma diferença de aproximadamente 100 reais. Mas é importante lembrar que precisa ser calculada a quantidade de Btus, conforme o tamanho do ambiente, insolação e quantidades de pessoas; para isso é sempre indicado procurar um profissional.
Para que o aparelho não seja o destaque da sua decoração, uma boa ideia é trabalhar com a marcenaria, só é necessário obedecer a proporção de 2;1, ou seja, 2 cm de vão para cada 1 cm da ripa.
Já na condensadora não precisa seguir essa proporção, mas é necessário ser uma cobertura ventilada.
Agora se você não pode fazer uma reforma, vale pensar no ar-condicionado portátil,
ele tem como vantagem a falta de necessidade de quebrar as paredes para sua devida instalação e são tão eficientes como os que são fixos nas paredes. Além disso, ainda podem ser utilizados em diversos ambientes da casa.
Até mais !
Nenhum comentário:
Postar um comentário