Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Como escolher lâmpadas

Hoje vamos falar sobre lâmpadas, você fica se sentindo perdida na loja, com vários tipos e preços e sem entender qual a diferença de potência e lumen?

Agora vamos explicar tudo para facilitar a sua próxima compra e ajudar até economizar.

Um item muito importante que precisa ser observado é a cor da lâmpada, o correto seria dizer qual a temperatura de lâmpada.

Temperatura de cor: o que você precisa saber para escolher sua lâmpada de LED?


Veja como faz diferença no ambiente, sempre aconselho que ambientes de trabalhos o ideal é uma lâmpada de neutra a fria ( quanto mais para o azul, mais fria), porque esse tom nos deixa mais acordados e despertos. 




2300 – 3100K: Luz quente, luz suave, luz amarela, amarelada, branco quente.
3500 – 4100K: Luz neutra, branco comum, luz média
.
5000 – 6500K: Luz Branca, muito branca, luz do dia, luz clara.



Já em ambientes que queremos relaxar o ideal é a luz mais quente, que vai para o amarelo, se o seus ambientes forem integrados o ideal é que tenham todas o mesmo tom.

Olhe a diferença, um consultório de odontologia tem que passar a imagem de um ambiente limpo e muito bem iluminado para facilitar o trabalho do dentista, o ideal é o uso de lâmpadas frias.

Já o consultório de um psicologo o ideal é o uso de lâmpadas quentes, com iluminação indireta, a ideia é que o paciente se sinta tranquilo, relaxado, como se estivesse em um ambiente familiar.



Outra atenção é com paredes coloridas, se você tem uma parede azul, evite o uso de lâmpadas amarelas, pode ficar com um tom esverdeado.



Uma opção é o uso de duas temperaturas no mesmo ambiente, não se assuste, você poderá liga-las em momentos distintos, por exemplo um banheiro, você pode ter uma luminária central com uma luz fria, que vai ser ideal para fazer a limpeza do banheiro e uma luz quente descentralizada, para você ligar quando quiser tomar um banho relaxante.



Outro item que devemos prestar a atenção, está naqueles  números que ficam pequenininhos nas embalagens, procure pelo Lúmen!!



O Lúmen (lm) é a unidade de medida de fluxo luminoso, ou seja, indica qual a quantidade de luz emitida por aquela  lâmpada.
O que é diferente da potência, de forma simples, é a quantidade de energia que uma lâmpada gasta para produzir luz, podem ter duas lampadas que produzem a mesma quantia de lúmen mas uma gasta mais energia que a outra, por isso as vezes tem lâmpadas que são bem mais baratas no mercado, fique atento.
O Sol é a nossa referência de iluminação, ele é o que reproduz fielmente as cores. Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol.
A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC) varia de 0 a 100, sendo que 100 equivale às mesmas cores que vemos com a luz solar. Quanto mais próximo de 100 o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.
Para locais onde precisamos ter a certeza de que a cor está correta, como em um estúdio de maquiagem, um atelier de costura e até na nossa penteadeira para nos maquiarmos sempre indico a compra de lampadas com pelo menos IRC de 90.
 


Espero que tenham gostado, qualquer dúvida pode me escrever, será um prazer conversar!!

Até mais !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário