Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Estilos de Decoração mais populares explicados - Moderno e Contemporâneo - parte I

Vamos começar uma série explicando cada estilo de decoração, não que você tenha que ter um estilo definido, se encaixar em apenas um tipo, mas ver os estilos ajuda a entender o que gostamos e o que não.


Entender os estilos vai te ajudar a decifrar melhor o item que você gosta, e saber disso nos ajuda  a focar na hora das compras e a criar o ambiente que realmente fale sobre você e não sobre a loja que você comprou.

Os estilos que mais causam confusão entre os clientes é o moderno e o contemporâneo, por isso vamos começar por eles ! Muita gente quando quer dizer que algo é atual diz moderno, mas está errado, atual é contemporâneo. 
1. MODERNO
O moderno surge a partir do movimento modernista, no começo do século XX, por volta de 1920, uma verdadeira revolução na arte, literatura e na arquitetura. Ele surge como um contraponto aos ideais existentes, uma das suas ideias mais forte é valorizar a forma e a função, é como se retirasse tudo o que era sem função pratica, os objetos passam a serem "limpos" e sem detalhes elaborados, o que também é um dos preceitos para a produção em larga escala que estava começando fortemente.

Resultado de imagem para a casa modernista sobre pilotis"


Mas por conta disso muita gente logo pensa em linhas retas, o que é um erro. Tanto na Ville Savoye, quanto na cadeira de Breuer (grandes exemplos modernos) podemos ver curvas, elas são limpas e suaves, e não são o ponto de destaque, mas estão lá. 

Na arquitetura  a Ville Savoye é um grande simbolo, tem todos os princípios do modernismo na arquitetura, com pilotis, janelas em fita, planta livre, terraço jardim e fachada livre. Perceba que as formas são simples, puras e se destacam pelo grande uso de branco e ausência de elementos decorativos, tudo tem função.

A famosa cadeira desenhada por Marcel Breuer, 1925/26.

Se você está pensando em decorar um espaço em um estilo moderno, aqui estão algumas coisas que você deve saber.
  • Elementos estruturais (como concreto ou vigas) geralmente ficam expostos
  • Ênfase em linhas horizontais e verticais com menos curvas (não significa ausência)
  • Superfícies reflexivas como aço, cromo ou vidro
  • Ausência de detalhes "fofos"
  • Móveis baixos e horizontais com linhas limpas
  • Celebração da luz natural e janelas sem adornos
  • Materiais naturais, como madeira não pintada, metais, couro e fibras naturais
  • Uma paleta de cores primárias  e neutros  com branco e preto

  • imagens : https://trendedecor.com/
2. CONTEMPORÂNEO

Já o estilo contemporâneo, ele é atual e por acontecer após o modernismo e por isso ele herda alguns ideais, como formas mais limpas, mas a época é outra,  enquanto no modernismo vivianos o boom da produção de peças em séries, hoje vivemos o boom da tecnologia, e isso reflete na decoração também. 
imagem
Fotógrafo: Tara Striano
Hoje podemos misturar qualquer material, não há limites para a criatividade, a tecnologia nos permiti além de tudo o acesso aos produtos de todo o mundo, hoje uma decoração não se restringe aos produtos nacionais, mas globais.

A grande diferença do estilo contemporâneo é a liberdade, ele tem regras menos rígidas, pode se ter uma decoração contemporânea mesmo com o uso de itens de outras fases, e até artesanais, algo impensável no estilo moderno.
Studio Arthur Casas

Peças contemporâneas podem ser simplesmente decorativas, enquanto peças modernas devem ter uma função.


Casa Akerdijk Luc Buthker

A batalha para definir o estilo moderno provavelmente continuará, como é amplamente debatido. Mas, na sua raiz, o estilo moderno reflete uma certa época, muitas pessoas acabam incorporando peças de estilo moderno em suas casas e escritórios por causa de sua natureza simples e funcional. Como muitas pessoas lutam pela simplicidade da vida - e há ênfase na organização, principalmente após Maire Kondo - talvez elas se sintam atraídas pelo estilo moderno, porque parece simplificar tudo. Isso acompanha a tendência de design dos espaços de conceito aberto.

Essa explicação é apenas para nortear o entendimento, tem vários livros ótimos que explicam as várias vertentes do modernismo,se achou interessante tem vários no mercado, vale começar pela escola Bauhaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário